Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras. Já foi Diretor da Empresa Terra Jr, Coordenador do Núcleo de Estudos em Aquacultura – NAQUA, Membro do Centro Acadêmico de Zootecnia, Responsável Técnico da Cooperfunil e Coordenador Geral do Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia – GMAB. Participou do Programa Doutorado Sanduiche pela CAPES na Universidade Nacional de Rosario/AR, onde trabalhou com Biologia Molecular. Atualmente é professor do Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde – GO e Coordenador do Núcleo de Pesquisa Aplicada a Pesca e Aquicultura – NUPA (Centro-Oeste 03), Bolsista em produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão inovadora (nível 1D), Coordena o Programa e Doutorado em Rede em Biotecnologia e Biodiversidade oferecido pela Rede Centro Oeste de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação. Orienta nos Programas de Mestrado em Zootecnia e no de Administração do Instituto Federal Goiano. Professor responsável pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Aquacultura NEPEAQUA e pela empresa júnior AZOOTEC do Instituto Federal Goiano. Mentor da Startup On-Agro: Tecnologias para o Agronegócio atuando no desenvolvimento de tecnológico para a aquicultura. Consultor tecnológico voluntário das empresas Alevinos Rio Verde, Senagro Pecuária e da Cooperativa de Agricultura Familiar do Estado de Goiás. Consultor em Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação para Aquicultura do Centro de Excelência em Agricultura Exponêncial – CEAGRE. Pesquisador em Inovação em Gestão Pública pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI ) em Goias.. Atua principalmente nos seguintes temas: aquicultura, estatística, biotecnologia, inteligência artificial, IoT, inovação, melhoramento animal, sustentabilidade e produção animal.
Possui graduação (UFRRJ) e pós-graduação em Zootecnia (UFV). Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Desenvolve pesquisas na área de caracterização e estratégias de uso de coprodutos de etanol de milho para frangos e suínos. Bolsista produtividade CNPq. Atuou como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia e atualmente é Gerente de Pós-Graduação e Pesquisa da UFMT Campus Sinop.
Médica-veterinária e PhD em Ciência Animal pela University of British Columbia (UBC), no Canadá. Atua há mais de 15 anos no setor leiteiro, com foco em bem-estar animal e sustentabilidade, integrando conhecimento técnico-científico com inovação no campo.
Especialista em tecnologias de precisão e gestão sustentável de sistemas de produção, possui ampla experiência em pesquisa aplicada, ensino, comunicação técnica e implementação de soluções digitais em fazendas leiteiras no Brasil e no exterior.
É cofundadora da ESGpec, startup brasileira especializada no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para diagnóstico, monitoramento e gestão da sustentabilidade na pecuária. A ESGpec tem se destacado nacional e internacionalmente por sua abordagem inovadora, que democratiza o acesso a métricas ambientais confiáveis e aplicáveis à realidade do campo. Em 2025, a empresa foi reconhecida por seu caráter disruptivo e potencial de impacto socioambiental, sendo selecionada pelos programas InovAtiva de Impacto e Inova Cerrado.
Bruna também é produtora de leite, na Fazenda Brejo Alegre, com produção diária de 17 mil litros.
Cristiane Quitéria Caldeira é Zootecnista com mestrado em Produção Animal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinho e Mucuri – UFVJM, com ampla experiência em assistência técnica, inovação rural e desenvolvimento de projetos para a agricultura familiar. Atualmente, atua na empresa Biofeed Brasil, onde trabalha diretamente com produção de forragem verde hidropônica (FVH) em sistema indoor, exercendo funções de Gerente Comercial atuando direntamente com as vendas, atendimento ao cliente e relações institucionais. Nesse cargo, realiza parcerias estratégicas com órgãos públicos, instituições de ensino e empresas do setor agropecuário, além de organizar eventos, dias de campo e palestras sobre a tecnologia e seus benefícios. Seu trabalho está alinhado à promoção de práticas sustentáveis e inovadoras para a alimentação animal, contribuindo para sistemas produtivos mais eficientes e adaptados às novas demandas do agronegócio.
Zootecnista, graduado pela Universidade de Marília em 2009.Mestre e Doutor em Genética e Melhoramento Animal pela FCAV/Unesp Jaboticabal.Com pós-doutorados em melhoramento animal pela UNESP e em animal science pela universidade de Guelph.Atualmente sócio proprietário da empresa GenSys Consultores Associados. Onde dedica-se a avaliação genética de bovinos de corte.
Zootecnista (2003), Doutora em Produção Animal (2009) pela Universidade Estadual de Maringá e Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus de Dois Vizinhos, desde 2010. Desenvolve estratégias para a implementação do melhoramento genético em abelhas no país, pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia – Unioeste/UTFPR (PPZ-Unioeste), Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação – Abelhas (NAPI Abelhas – Fundação Araucária) e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR – Governo Federal).
Fábio Sussel é Zootecnista formado pela Universidade Estadual de Maringá.Mestre pela UNESP de Botucatu
Doutor pela USP de Pirassununga.Pesquisador Científico do Instituto de Pesca de São Paulo.Especialista em proteína aquática, com ênfase em produção e qualidade de camarão marinho.Idealizador e apresentador do programa AquaNegócios da Fish TV.
Zootecnista pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010). Concluiu o Mestrado (2013) e o Doutorado (2019) pelo programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFRRJ, onde aplicou diferentes técnicas para avaliação do valor nutricional de ingredientes para aves. Atualmente é Professor Doutor lotado no Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de ingredientes, avaliação de aditivos, digestibilidade ileal, energia metabolizável e saúde intestinal.
Graduado em Medicina Veterinária (UFV, Viçosa, 1983), com Mestrado (UFV, 1990), Doutorado (UFV, 1997) em Zootecnia e, Pós-Doutorado Medicina Esportiva Equina (UNESP, Jaboticabal, 2009). Professor Titular do Instituto de Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão em Medicina Equina (fisiologia esportiva, gastroenterologia, nutrição clínica e sanidade) e Produção Equina (nutrição, metabolismo e treinamento). Atualmente é Coordenador e docente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da UFRRJ. Atua também como docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, no Curso de Doutorado Binacional Brasil-Argentina em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária na UFRRJ e, como Professor colaborador no Curso de Instrutor de Equitação da Escola de Equitação do Exército.
Graduado e Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Doutorado em Conservação na UNESP, Botucatu-SP; Fez Aprimoramento Profissional na área de Nutrição de Animais Selvagens na Fundação Parque Zoológico de São Paulo e Zoo Safari. Já atuou no Criadouro Onça Pintada, BioParque Temaiken na Argentina, Zoológico de Barranquilla na Colômbia, Zoológico de Sorocaba. Atualmente é Zootecnista responsável pelo Setor de Nutrição Animal do BioParque do Rio. É Membro do Comitê de Nutrição Animal da AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil) e da ALPZA (Asociación Latinoamericana de Parques Zoológicos y Acuarios). É professor de Pós-graduação em Nutrição de animais Selvagens (Anclivepa, IMAN, FAMESP)
Médico Veterinário – CRMV/BA 1788;Graduação em 1995, pela Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, Brasil;Especializado em clinica e manejo de fauna silvestre;Expert em Gerenciamento de Espécies Ameaçadas pelo Jersey Wild Life Preservation Trust, JWLPT, Inglaterra/UK;Treinamento em Medicina Veterinária para Zoológicos pelo Smithsonian Institution, S.I., Estados Unidos;Perito Civil em Medicina Veterinária pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, CRMV-BA, Brasil;Experte me Manejo de Mamíferos Aquáticos e consultor das seguintes instituições, com com ênfase me resgate, reabilitação de animais petrolhados e impactados por ações humanas:- Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA),- Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA),- Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Nordeste (REMANE), com ênfase me resgate e reabilitação de animais petrolhados;Ex- Diretor de Resgate e reabilitação de animais Marinhos do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA);Membro do Programa Antártico Brasileiro;Membro consultivo da Comissão Regional de Animais Selvagens e Meio Ambiente – CRASMA no âmbito do CRMV/BA;Membro da Comissão de Bem-estar animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV);Diretor de Departamentos da Associação Brasileira de Zoológicos e Aquários do Brasil – AZAB;Atuou por 19 anos junto ao Zoológico de Salvador como Veterinário Chefe e em seguido como Diretor;Atuou como Diretor Presidente da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (2016 – 2019).Diretor Técnico da Elephas Maximus Projetos e Consultoria Ambiental. (Atual)Diretor Técnico da Plataforma Argos Bem-estar animal.
Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa (2006), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2010), com ênfase em avaliações de alimentos e nutrição animal. Mais de 15 anos de experiência no mercado de fosfatados para nutrição animal. Atualmente integra a equipe comercial de nutrição animal da Mosaic.
Zootecnista pela Universidade Estadual de Londrina.Especialista em Gestão de Projetos pela FAE Business SchoolEspecialista em Gestão do Agronegócio pela Esalq/USP.Assessor técnico em Pecuaria de Leite na CNA
Graduado em Zootecnia pela FCAV/UNESP, campus de Jaboticabal, SP em 1980 e Mestre em Zootecnia 1985. Doutorou-se em Genética,1994, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Realizou estágio pós-doutoral na Universitá degli Studi di Napoli Federico II, Itália. É professor titular no Departamento de Zootecnia da FCAV/UNESP Jaboticabal, SP e Professor Honorário da Faculdad de Zootecnia da Universidad Nacional Agrária de la Selva, Tingo Maria, Peru. È responsável pelas disciplinas de Melhoramento Animal e Bubalinocultura. Atua com genética da produção e qualidade do leite e da carne.
Possui graduação e pós-graduação em Zootecnia. Professora titular da Universidade Federal de São João Del Rei. Coordena o Grupo de Estudos em Forragicultura (GEFOR) da UFSJ e as redes sociais Forragicultura e Pastagens, que somadas têm mais de 200 mil seguidores. Autora dos livros “Plantas forrageiras”, “Seu dinheiro é capim”, “Seu pasto é lavoura”, “Todo ano tem seca” e “Mitos da pecuária a pasto” e “No pasto é mais barato”. Atua na extensão e tem vários artigos publicados em periódicos.
Zootecnista com bacharelado e mestrado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutorado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Membro efetivo da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). Atua na indústria de nutrição e saúde animal, somando experiencias ao longo dos anos nas áreas de suporte técnico, formulação, assuntos regulatórios, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Atualmente é colaborador na Prozyn BioSolutions for Life situada em São Paulo (SP), onde trabalha com a pesquisa e desenvolvimento de biosoluções para nutrição e saúde animal, com foco principal em enzimas e seus benefícios para a produção animal e produtividade na indústria.
Médico Veterinário formado pela UNESP – Araçatuba/SP
Mestre em Patologia Animal (saúde intestinal) pela UNESP de Jaboticabal/SP
Experiência em gado de corte e leite nos EUA e Nova Zelândia
Produtor Rural e Técnico da MATSUDA.
Zootecnista, Doutor em Ciência Animal (UENF). Professor Associado da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), com atuação em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de produção, nutrição e melhoramento genético de equídeos. Jurado das Associações Brasileiras dos Criadores de Cavalos das Raças Campolina e Mangalarga.
Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestre em Zootecnia (2003) e doutor em Genética e Melhoramento Animal (2007) pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor Titular do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Piauí, na área de Melhoramento Genético Animal. Integra o corpo docente permanente dos programas de Pós-Graduação em Zootecnia Tropical e do programa Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional. Coordena o Laboratório de Genética Animal do DZO/CCA/UFPI. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Melhoramento Genético Animal. Atua em pesquisas voltadas para metodologias e modelos de avaliação genética e genômica, informática aplicada a gestão genética de rebanhos e conservação e ao melhoramento genético animal. Presidente da Sociedade Nordestina de Produção Animal durante o biênio 2023-2024. Pesquisador do CNPq.
Zootecnista formado pela Universidade Federal de Alagoas, Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba e Doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Jaboticabal. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciência Animal da UFPB, Campus III – Bananeiras. Professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Zootecnia e Tecnologia Agroalimentar da UFPB. Bolsista Produtividade do CNPq e atua na área de Produção e Nutrição de Suínos com os seguintes temas: Avaliação de alimentos, exigências nutricionais, saúde intestinal e qualidade de carne.
Graduação em Zootecnia e Mestrado em Ciência Animal pela UEL-PR.Especialização em Produção de Ruminantes – ESALQ-USPQuatorze anos de vivência em fábricas de alimentos para animais na área de assuntos regulatórios, implantação, adequação e controle de qualidade.Atuou como professora do curso de pós graduação no curso de Gestão de Fábricas de Ração – Fazu- MG na cadeira de Assuntos Regulatórios e Legislação Aplicada de 2020 à 2023.Atualmente atua como Especialista em Desenvolvimento de Mercado na Mosaic – Indústria de ingredientes para alimentação animal
Graduado e Mestre em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atuando nas áreas de Nutrição e Produção de Ruminantes. Desenvolve pesquisas voltadas à melhoria da qualidade das dietas para bovinos e ovinos com ênfase no uso de subprodutos da agroindústria, além do uso de fontes de nitrogênio não proteico, fibras e oleaginosas para animais em confinamento. Seus projetos mais recentes têm como foco desenvolvimento de metodologias para quantificação de metano associada a produção de gases in vitro.
Dr. Luiz Brito é Professor Associado de Genética Quantitativa e Genômica no Departamento de Ciências Animais da Universidade de Purdue (Estados Unidos) desde 2018. Ele obteve seu bacharelado em Zootecnia e mestrado em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade Federal de Viçosa (Vicosa, MG, Brasil) e seu doutorado em Genômica Quantitativa pela Universidade de Guelph, no Canadá, seguido de um pós-doutorado de dois anos na mesma instituição. Desde que ingressou na Universidade Purdue em 2018, seu programa de pesquisa tem se concentrado em: 1) integrar múltiplas fontes de dados (fenótipos em larga escala e de alta frequência, bem como dados derivados de ômicas) para revelar a base genética subjacente à variabilidade fenotípica no comportamento, bem-estar e resiliência climática de animais de produção; e 2) desenvolver métodos e abordagens de seleção que permitam a incorporação eficiente dessas características em programas de melhoramento genético. Ele e seus colaboradores já publicaram mais de 220 artigos em periódicos científicos, >250 resumos, e ele realizou mais de 60 apresentações convidadas em eventos nacionais e internacionais. Dr. Brito também é professor adjunto na Universidade de Nebraska-Lincoln, na Universidade de Guelph, no Canadá, e na Universidade de Pretória, na África do Sul.
Eng. Mónica Madrigal-Valverde. Natural da Costa Rica. Concluiu o curso de graduação e especialização em Engenharia em Zootecnia pela Universidade da Costa Rica. Com premiação de honra pela qualidade do trabalho de especialização. Se torno mestre em Ciência Animal nos Trópicos pela Universidade Federal da Bahia e doutora com triplo titulação em Ciências Naturais em universidades costarriquenhas. Tem trabalhado como professora e pesquisadora na Universidade de Costa Rica, Universidade Nacional e Instituto Tecnológico de Costa Rica. Assim mesmo foi consultor do Ministério da Ciência e Tecnologia costarriquenho. Possui experiencia em ensino, pesquisa e extensão. Tem sido pesquisadora em 14 projetos de pesquisa com parceria de países como Australia, Brasil e Espanha. Possui mais de 40 publicações cientificas entre elas publicações nas revistas: Livestock Science, Animals, Animal Reproduction Science, Plos one e outras. No 2014 foi premiada a nível latino-americano por seu trabalho enviado para a competição Alltech Young Scientific e no 2019 recebeu o prêmio ao melhor jovem profissional no agronegócio da Costa Rica, pelo seus trabalhos no setor. Trabalha na área da pecuária da nutrição e reprodução. Atualmente, é professora Associada do Instituto Tecnológico da Costa Rica
Patricia Tatemoto é graduada em Ciências Biológicas pela Unesp (2011). Durante o mestrado (2014), realizado no Centro de Aquicultura da Unesp, investigou os efeitos de estímulos positivos na emocionalidade de peixes mantidos em isolamento social. Concluiu o doutorado em 2018, na USP, com foco nos efeitos do comportamento estereotipado durante a gestação sobre a programação fetal da prole, incluindo a análise de indicadores moleculares, como alterações epigenéticas.Desde 2017, atua como membro da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). Em 2019, realizou seu primeiro pós-doutorado na USP, em parceria com a organização britânica The Donkey Sanctuary. Atualmente, representa a The Donkey Sanctuary na América do Sul e coordena campanhas nas Américas, promovendo o engajamento de diversos setores da sociedade, incluindo tomadores de decisão e o poder legislativo.Também é pós-doutoranda no Laboratório de Neuroquímica do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, onde investiga neurônios MCH em regiões hipotalâmicas. Em 2024, concluiu o MBA em Agronegócios pela ESALQ/USP.Seus principais interesses incluem a compreensão de estados afetivos, plasticidade emocional e os efeitos de estímulos positivos, por meio de indicadores comportamentais, fisiológicos e epigenéticos. Além disso, estuda os efeitos positivos da complexidade ambiental na estimulação dos sistemas sensoriais e motivacionais.
Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa (2000), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, com programa sanduiche na Universidade da Califórnia, Davis (2006). Pós-doutor pela Iowa State University (2011-2012), na área de Meat Science, com ênfase no complexo calpaína-calpastatina e eficiência do crescimento. Atuou como Professor da Universidade Federal de Viçosa, na área de Cadeia Produtiva da Carne de 2006 a 2013. Atualmente ocupa o cargo de Gerente Global de Tecnologia de Bovinos de Corte da Cargill / Nutron.
Bacharel em Ciência da Computação (2005) e Doutor em Engenharia Elétrica (2010) pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado da Universidade Federal do Piauí. Sócio Investidor das Empresas DuPorco Agronegócio, IAgro Solutions e D´Corthes Carnes Nobres. Bolsista de Produtividade do CNPq. Pesquisador das áreas de Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Inovação. Apaixonado por Empreendedorismo e Gestão de Alto Desempenho.
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2012), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2015) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2019). É pesquisador em Pecuária na Fundação MT, atuando em pesquisas sobre ecofisiologia e manejo de plantas forrageiras, manejo do pastejo, adubação de pastagens, controle de plantas daninhas e cigarrinhas, além de estratégias para a produção animal a pasto.
Zootecnista com MBA FGV em Gestão Comercial, Pós-doutorado pela UENF, doutorado pelo departamento de zootecnia da UFV, iniciação científica na UFRRJ e. Extensa carreira acadêmica voltada para os estudos em zootecnia, atuando sete anos na área de pesquisas. Vasta experiência na gestão de negócio e afins. Gestora comercial com conhecimentos práticos do mercado de produção e nutrição animal. Habilidades interpessoais com foco em relacionamento com clientes, especialmente no entendimento de suas necessidades, e visão estratégica. Ampla capacidade de adaptação, habilidade para inovar e liderança para performance.
William Marchió é Médico Veterinário e atual Diretor de Projetos da Rede ILPF. Com mais de 30 anos de experiência em consultoria técnico-estratégica, atua em projetos de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), pecuária de corte, confinamentos, agropecuária regenerativa e iniciativas de verticalização produtiva (“Do Campo à Mesa”). Atua diariamente como Conselheiro Estratégico em fazendas e empresas do agro, contribuindo com soluções sustentáveis e inovadoras para o desenvolvimento do setor.
Ph.D. Docente – Investigador Universidad de Costa Rica -Licenciado en Ingeniería Agronómica con énfasis en Zootecnia. “Zootecnista pela Universidade da Costa Rica, mestrado em nutrição de ruminantes na Colorado State University e doutorado em nutrição de ruminantes pela University of Florida. Atualmente é professor de nutrição de ruminantes na Universidade da Costa Rica focado em sistemas de alimentaçao e nutrição mineral em sistemas de pasto.”
PROFESSOR DA UNIVERSIDADE FEDRAL DE CAMPINA GRANDE. Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande (2004), Mestre em Zootecnia pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Campina Grande (2006), e Doutor em Zootecnia pelo Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atuou como Pesquisador Visitante na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia em Nutrição de Ruminantes pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realizou Pós-doutorado em Biomateriais Aplicados pela Universidad del Granada, Espanha. Atuou como Docente pela Universidade Federal do Piauí de Agosto de 2008 à Janeiro de 2018 e foi transferido para UFCG. Atualmente está em período sabático, realizando Pos-doutoramento na University of Reno e new Mexico State University, EUA.
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Produção Animal pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e doutorado em Ciência Animal e Pastagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP (2011). Atualmente é Professora Associada III do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi docente do Centro de Ciências de Chapadinha (CCh) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) durante 10 anos (2011-2021). Foi credenciada como membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da UFMA (2013-2025), onde fora coordenadora no biênio (2015/2017) e atualmente orienta discentes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Zootecnia Tropical da UFPI. Foi bolsista produtividade da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico Tecnológico do Estado do Maranhão (FAPEMA) no período de 2014 a 2018. Atualmente é bolsista de produtividade CNPq, nível 2. Foi líder do grupo de pesquisa GEPRUMA (Grupo de Pesquisa em Nutrição de Ruminantes no Maranhão) e responsável pelo Laboratório de Produtos de Origem Animal (LAPOA) da UFMA. Foi fundadora e coordena atualmente o GEPOA (Grupo de Estudos e Pesquisa em Produtos de Origem Animal) da UFPI. Atualmente está como coordenadora do Curso de Zootecnia, membro do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA)/UFPI e Componente da Assessoria de Pesquisa do CCA/UFPI. Tem experiência na área de Zootecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de alimentos, qualidade dos produtos de origem animal, perfil de ácidos graxos, produção e nutrição de ruminantes.
Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Zootecnia (UFV) e Environmental Sciences (UNR), com pós-doutorado em Modelagem Nutricional na Texas A&M. Foi professor na University of Nevada, Reno, atuando em produção de bovinos e modelagem. Atualmente é Associate Professor na New Mexico State University, focado em nutrição de ruminantes, confinamento e saúde animal. Desde 2024, é Research Director no Clayton Livestock Research Center, NM.
Professor associado de Produção Animal na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV-ULISBOA) onde coordena o Laboratório de Nutrição e Produção Animal do CIISA e a linha temática “Green Animal Production” do laboratório associado AL4AnimalS e é co-coordenador do Mestrado em Engenharia Zootécnica do (ISA/FMV-ULisboa). Licenciado em Medicina Veterinária (1989), Mestre em Produção Animal (1992) e Doutor em Ciências Veterinárias – especialidade Nutrição Animal (2001). Foi pesquisador no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária até 2008. O seu domínio de especialização científica: Metabolismo lipídico dos animais de produção, particularmente de ruminantes, e metabolismo ruminal desenvolvendo pesquisa a sobre modulação nutricional da bioidrogenação e metanogénese ruminal e seu impacto na qualidade do leite e da carne de ruminantes. Publicou mais de 200 artigos científicos indexados que foram citados mais 7000 vezes (H index de 45, Scopus).