XXVI Congresso Brasileiro de Zootecnia/ZOOTEC2016 XXVI Congresso Brasileiro de Zootecnia/ZOOTEC2016

11, 12 e 13 de Maio de 2016
Santa Maria, Rio Grande do Sul

  1. O prêmio, concedido pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), deverá levar em conta a contribuição de um docente graduado em Zootecnia para a educação Superior em Zootecnia.
  2. Poderão concorrer professores que estão na ativa ou aposentados.
  3. Os candidatos inscritos deverão necessariamente encaminhar o currículo (endereço do currículo Lates ou outro tipo de currículo) e um resumo descritivo no qual estejam destacados os seguintes pontos:

    1. Aspectos administrativos referentes à participação na administração da IES como (cargo, período e relevância): pró-reitor de graduação, coordenador de curso, diretor de centro, chefe de departamento, presidente de comissão de graduação, membro de colegiado ou outra denominação utilizada na IES, entre outros;
    2. Explicitar a forma pela qual o docente contribuiu para a melhoria da qualidade do ensino de Zootecnia no âmbito da IES, do Estado ou do País;
    3. Destacar se já recebeu alguma homenagem ou prêmio ligado à Educação Superior em Zootecnia (paraninfo, patrono, homenagens locais, estaduais, regionais ou nacionais). Quais?
    4. Participação na formação de recursos humanos (orientações diversas na área);
    5. Outros aspectos relevantes da carreira docente.
  4. As inscrições serão feitas por email. As candidaturas deverão ser enviadas para o email: jrvero@uol.com.br (ao enviar a mensagem, colocar no assunto ZOOTECNISTA EDUCADOR), incluindo o formulário de inscrição e, como anexos, o currículo e o resumo descritivo.
  5. Serão recebidas candidaturas diretamente do docente interessado ou por indicação de colegas, desde que atendido o envio dos documentos.
  6. O período de inscrições para o prêmio “ZOOTECNISTA EDUCADOR”, será de 15 de fevereiro a 14 de março de 2016.
  7. Entre os dias 21 a 24 de março o material referente a todos os candidatos será disponibilizado para consulta.
  8. O período de 28 a 30 de março, os coordenadores de curso participantes do Fórum de Coordenadores de Cursos de Zootecnia procederão à votação para a escolha do “ZOOTECNISTA EDUCADOR” 2016.
  9. No caso de empate, caberá à diretoria da Associação Brasileira de Zootecnistas a escolha do agraciado.

O prêmio “ESTUDANTE DEZ” (Destaque Estudantil em Zootecnia) foi instituído durante o Fórum Nacional de Entidades de Zootecnistas, que ocorreu por ocasião do ZOOTEC 2007, realizado na cidade de Londrina-PR e concedido pela primeira vez no ZOOTEC 2008, em João Pessoa-PB.

Homenagem ao “ESTUDANTE DEZ”, concedida pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), dar-se-á na sessão solene de abertura do ZOOTEC e constará de um diploma e uma medalha de Honra ao Mérito.

O Prêmio “ESTUDANTE DEZ” é um reconhecimento aos estudantes que mais se destacaram em suas instituições nos Cursos de Zootecnia do País e serve de estímulo às futuras gerações de Zootecnistas. O estudante que merecerá o Prêmio DEZ será escolhido entre os concluintes dos Cursos de Zootecnia e que reúne, ao mesmo tempo, o melhor desempenho acadêmico e o melhor perfil para o futuro desempenho profissional.

O período de inscrições para o prêmio “ESTUDANTE DEZ”, será de 15 de fevereiro a 14 de março de 2016.

As inscrições serão feitas por email e subsequente envio de documentação comprobatória por correio. As candidaturas deverão ser enviadas para o email jrvero@uol.com.br (ao enviar a mensagem, colocar no assunto "ESTUDANTE DEZ"), incluindo arquivo em PDF com cópia do formulário de inscrição, da carta de apresentação, do Histórico Escolar e o endereço do currículo Lattes.
Os documentos comprobatórios deverão ser enviados pelo correio, via SEDEX, com data de postagem até 14 de março de 2016, para o endereço:

ESTUDANTE DEZ,
A/C. Profa. Dra. Verônica Oliveira Vianna
Universidade Estadual de Ponta Grossa - Departamento De Zootecnia
Av. Gal. Carlos Cavalcanti, n°4748
Uvaranas - Ponta Grossa – PR
CEP: 84.030-000


Pré-requisitos do candidato:

  1. A inscrição deve ser solicitada, necessariamente, pelo (a) Coordenador(a) do Curso de Zootecnia ao qual o estudante está vinculado.
  2. Além do formulário de inscrição, o (a) Coordenador(a) deverá encaminhar uma Carta de Apresentação à Presidência da ABZ, juntamente com assinaturas de mais dois professores do Colegiado de Curso, justificando porquê o estudante indicado merece ser o “DEZ – Destaque Estudantil em Zootecnia”.
  3. Cada instituição só poderá indicar um ESTUDANTE DEZ e processos internos de seleção deverão ser instituídos no caso de mais candidatos por Curso;
  4. O estudante deve estar matriculado regularmente no Curso de Zootecnia (COMPROVAR);
  5. O estudante deve estar cursando o último ano do Curso de Zootecnia;
  6. O estudante deve ter sido aprovado, por média, em todas as disciplinas cursadas até o período que antecede a realização do ZOOTEC; (COMPROVAR);
  7. O estudante deve ter participado, obrigatoriamente, de atividades complementares e/ou extracurriculares, como iniciação científica, extensão, monitoria, PET, etc. (COMPROVAR as atividades realizadas), sendo considerado também:
    1. Trabalhos publicados em revistas indexadas, como 1º autor ou como coautor (COMPROVAR);
    2. Palestras fora das atividades obrigatórias (COMPROVAR);
    3. Quaisquer tipos de atividades que sejam qualificadas como importantes na formação do estudante (COMPROVAR);

A Comissão Julgadora será indicada pela coordenação do Fórum dos Coordenadores de cursos de Zootecnia. A decisão da Comissão Julgadora é irrevogável, não cabendo recursos.

  1. O prêmio deverá levar em conta a contribuição relevante e expressiva de um Zootecnista para a Zootecnia Brasileira no contexto profissional e social.
  2. Poderão concorrer Zootecnistas que estejam na ativa ou aposentados.
  3. Os candidatos podem ser indicados por colegas ou instituições/órgãos públicos ou privados que deverão encaminhar o endereço do currículo Lattes ou outro tipo de currículo, acompanhado de um resumo descritivo ou carta de indicação no qual estejam destacados os aspectos que expressem adequadamente a referida indicação.
  4. As inscrições serão feitas por e-mail dirigido à Presidência da ABZ no email: abz@abz.org.br que organizará a recepção das indicações. Ao enviar a mensagem, colocar no assunto ZOOTECNISTA DO ANO, incluindo uma mensagem de apresentação e, como anexos, o currículo e o resumo descritivo ou carta de indicação. A escolha do premiado será feita com o Conselho Consultivo do Prêmio Zootecnista do Ano coordenado pela presidente da ABZ e integrado por ex-premiados, ex-presidentes da entidade, ex-presidentes dos ZOOTEC´s e o presidente do ZOOTEC onde será entregue a homenagem.
  5. O período de inscrições para o prêmio “ZOOTECNISTA DO ANO”, será entre 01 e 15 de abril de cada ano.
  6. O material referente a todos os candidatos será disponibilizado para consulta por pelo menos uma semana em endereço de internet publicado aos integrantes do Conselho Consultivo do Prêmio Zootecnista do Ano.
  7. Após o período de recepção de indicações e de vistas da documentação dos candidatos indicados, os participantes do Conselho procederão à votação para a escolha do “ZOOTECNISTA DO ANO”.
  8. A organização do ZOOTEC providenciará o deslocamento e a hospedagem do agraciado.
  1. O melhor resumo de cada uma das 11 áreas listada abaixo, selecionado pela Comissão Científica, considerando a originalidade, a inovação e a aplicabilidade será premiado e os autores receberão um certificado.
  2. As áreas para submissão de resumos são: Animais silvestres, exóticos e de companhia; Apicultura; Aquicultura; Ambiência, bem-estar animal e zootecnia de precisão; Ensino e extensão; Forragicultura e pastagens; Gestão e agronegócio; Integração lavoura-pecuária e sustentabilidade; Melhoramento genético e reprodução animal; Produção e nutrição de não ruminantes; Produção e nutrição de ruminantes.

Coordenação

Universidade Federal de Santa Maria/Campus de Santa Maria Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Pampa Universidade Federal de Pelotas Instituto Federal Farroupilha/Campus de Alegrete Instituto Federal do Rio Grande do Sul/Campus de Sertão

Promoção

Universidade Federal de Santa Maria Associação Brasileira de Zootecnistas

Apoio

CAPES Rede Poc Fapergs CRMV RS
MAPA Programa de Pós graduação de Zootecnia/UFSM Departamento de Zootecnia/UFSM Centro de Ciências Rurais/UFSM

Agência de Viagens Oficial

novahtur

Realização

Versa Agencia de Eventos